segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ralph Rapson

Rapson Rapid Rocker Chair-1945

Em quase quatro anos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ainda não tinha ouvido falar no nome de Ralph Rapson (1914-2008). Mas ao procurar pelo artista responsável por uma estilosa cadeira de balanço(Rapson Rapid Rocker chair) me deparei com um arquiteto modernista norte-americano que em 70 anos de trabalho em arquitetura e design foi um dos líderes da Nova Bauhaus em Chicago.

Rapson estudou com Eliel Saarinen na Universidade de Michigan e com Charles Eames e Harry Bertoia na Cranbrook Academy of Art. Participou do "Case Study Houses" (1945-1966), projeto no qual a revista Arts+Architecture convidava importantes arquitetos da época (como Charles e Ray Eames e Eliel Saarinen) para projetar casas baratas e eficientes para suprir o boom imobiliário norte-americano.

Greenbelt House Imagens:  http://rapsonarchitects.com/ 


A casa de Ralph, Greenbelt foi o Case Study House número 4 e foi assim chamada por possuir um telhado de vidro que dividia a casa em duas alas. Segundo Rapson sua intenção era trazer a natureza para dentro da casa "mas em grande escala que faça justiça à natureza".




O trabalho Ralph Rapson se caracterizou pelo emprego de materiais pioneiros e processos em desenvolvimento para produção em massa.

Em 2003 a revista Dwell convidou 16 arquitetos para apresentarem projetos de casas modernas pré-fabricadas, Rapson apresentou uma revisão do projeto original onde mostrou o resultado de quase 60 anos de experiência. Atualmente o projeto está disponível para compra e apresenta variações de 576 a 2660 m².
Rapson projetou até o dia anterior à sua morte em 29 de março de 2008.

"O processo de projeto não é apenas sobre tijolos e pedras, para mim é também sobre as pessoas em um edifício e sobre como eu espero que elas vivam" Ralph Rapson