quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ron Gilad



"Você não quer transformar essas idéias fabulosas em produtos de verdade?', 
Ron respondeu, 'não estou interessado em fazer produtos de verdade.' 
'Mas se não fizer produtos de verdade, como você pode ser um designer de verdade?'
'Eu não ligo de ser um designer de verdade.'
'Mas, certamente, você precisa de dinheiro.'
'Eu não ligo para dinheiro.'
Então nos  sentamos no chão e conversamos. Havia algo muito valioso nele e naquele lugar, eu tinha que tentar fazer alguma coisa."



Esse é um trecho da conversa entre Piero Gandini, presidente da italiana Flos (especializada em iluminação) , empresa de iluminação e Ron Gilad designer israelense. Gandini (que trabalha com grandes designers) tentava convenser Gilad a trabalhar em sua empresa.
Dear Ingo
O diálogo sugere o ritmo de trabalho de Gilad, quase artesanal. Ron trabalha apenas três dias por semana e com dois assistentes, algo que vai de encontro ao ritmo quase industrial do design atualmente. Gilad estudou  design na Academia Bezalel, em Jerusalém em 2001 mudou-se  para os Estados Unidos onde em 2002 montou com um amigo a empresa que conduz até hoje, a Designfenzider.

Lamp n 18 e n 12

Ron Gilad vem sendo cada vez mais reconhecido e aclamado pois seu trabalho leva à reflexão sobre dois pontos tradicionais no design de mobiliário, conforto e estabilidade. Suas obras também são extremamente minimalistas, seus móveis parecem ter sido desenhados utilizando um único traço.


Ambiente no Salão do Móvel em Milão
Segundo Paola Antonelli, curadora sênior de design do MoMa de Nova York o trabalho de Gilad  "É tão perfeitamente equilibrado e surpreendente". "Um senso de humor excêntrico e uma elegância matadora. Muito perto do sublime."