sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mar de cores



O Mercado Santa Catarina em Barcelona possui um telhado restaurado com 30.000 hexágonos multicoloridos de cerâmica, numa tentativa de revitalização do antigo prédio neoclássico, de acorodo com o arquiteto: "O primeiro erro é falar de antigos e novos. Qualquer coisa que tenha conseguido sobreviver até o presente é atual, útil e contemporânea. E isso permite-nos recuar no tempo para continuar em frente."  Exemplo de intervenção em patrimônio histórico, gerando um grande contraste entre o novo e antigo.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Elisa Strozyk






Elisa Strozyk é uma designer alemã que realiza um belíssimo trabalho com a madeira. “Estamos acostumados a viver a madeira como um material duro, conhecemos a sensação de andar sobre pisos, comer sobre as mesas e até sentir a casca das árvores”.  Então, Elisa criou uma coleção tornando a madeira flexível e macia, entrelaçando tecidos, atravé de pedaços de madeiras presos em um base de pano. A madeira é cortada a mão ou a laser e o resultado é um belo e delicado trabalho.




Site da designer: //www.elisastrozyk.de/

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Menos é mais

MVS Chaise


Através de um desenho fino e elegante, Ludwig Mies van der Rohe promovia mais uma vez o "máximo efeito com o mínimo de resíduo dos meios", com a sua Barcelona. Mies van der Rohe passou a vida a remover, simplificar, reduzir - ele disse "menos é mais"- , separando o essencial do supérfluo com rigor inflexível. Pode-se assim dizer que foi o precursor do ecodisign, o design sustentável, que não desperdiça.
Menos é mais" é também um design racional por evitar componentes ou partes que não sejam estritamente funcionais, minimizando as espessuras, evitando o superdimensionamento. É o caso da cadeira MVS Chaise de Maarten Van Severen, da Vitra. 

Barcelona
 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Casa Origami

Com inspiração no origami o arquiteto chinês Ming Tang criou um projeto de casas feitas de bambu,  para serem usadas como abrigos temporários por vítimas de terremotos. As casas podem ser dobradas de diferentes formas e instaladas nos mais diversos lugares e situações. Além de tudo é ecologicamente correto!



sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cadeira da boa sorte

Os designers da 20age, Emma Phelps e Maurício Varlotta, criaram a Bahia Chair, que utiliza as tradicionais fitinhas do Bonfim, símbolos de sorte e proteção. A 20age é especilizada em repaginar poltronas antigas, e conseguiu com a Bahia Chair um design alegre e bem interessante.



 

Banco Origami


Criado pelo estúdio japonês h220430 trata-se de um banco feito de borracha reciclada e é vendido na forma plana, aí é só montar, dobrando as pernas e fixando-as com pino.








sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cadeiras sustentáveis

A empresa inglesa  Cohda Design produziu máquinas que auxiliam no processo de reciclagem do plástico, de fácil manipulação, através dela é possível moldar objetos usando garrafas pets, sacolas plásticas e outros materiais recicláveis.



O plástico é retirado da máquina facilitando a moldagem



O designer Richard Liddle adaptou as máquinas para produzir plásticos mais resistentes e com maior qualidade e desenvolveu cadeiras através deste material.
De acordo com a empresa, a cada unidade produzida por processo de reciclagem são economizados 89kwh, o equivalente a 4450 horas de uso de uma lâmpada fluorescente de 20 watts.




Marcel Wanders também desenvolveu uma cadeira através da reciclagem de garrafas pets trabalhando principalmentre o design tecnológico.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Museu Virtual

Muito legal o projeto do Google "Art Project", que está há 18 meses digitalizandos obras de arte. No site www.googleartproject.com é possível fazer um tour por museus em diferentes partes (atualmente são 17 museus) e ver as obras em fotos de alta resolução.

Este vídeo é um tour pelo Museu Van Gogh