segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Design, moda e tecnologia com Hussein Chalayan


Vestido coleção 2007


O designer de moda Hussein Chalayan, nascido na Ilha de Chipre, impressiona pela genialidade com que une moda e tecnologia. O designer começou a surpreender no desfile no final de seu curso em 1993 na St. Martins, com o objetivo de indagar sobre a efemeridade da moda ele criou seus vestidos e os enterrou no seu quintal por três meses, depois de apodrecidos estavam prontos para a passarela! Uma tradicional loja londrina comprou a coleção e ainda hoje vende roupas da grife. A partir de então sua grife só cresceu e se enveredou pelas novas tecnologias.

Vestido criado para o desfile final do curso na St. Martins
em 1993


Um marco em sua trajetória foi o desfile de 2007, onde as roupas fechavam e abriam, encurtavam ou cresciam sem necessidade de serem tocadas.Para a coleção o estilista fez parceria com uma equipe especializada em "animatronic", que havia trabalhado no filme Harry Potter e o Prisoneiro de Azkaban. Possui outras criações-marco como o vestido traçado por raios-laser e o vestido coberto por LED's
















Apesar desta vertente "super-tecnológica", Chalayan possui um traço minimalista, resultando em peças "usáveis".Segundo ele "Sempre pensei que é muito mais moderno criar roupas que você possa realmente vestir. Os monumentos surpreendem, mas eles sempre têm 'amigos' que possam ser vestidos." 





Com toda sua inovação o designer impressionou a cantora Lady Gaga e sua equipe criativa, e a partir de uma parceria Chalayan criou os óculos usados no clipe "Bad Romance" e a cápsula usada por ela no Grammy Awards 2011, além de um vestido rosa e um outro branco usados por Lady Gaga, fora dos palcos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário